quarta-feira, 30 de junho de 2010

Devaneios, rotas de migração e falta do que fazer!


http://www.ospreyhouse.asn.au

http://www.borealbirds.org/blog/?p=149

Passei o resto da manhã imaginando capítulos de uma tese no-sense que explicaria porque o passarinho não foi para o sul. Cheguei a conclusão que a subserviência aos modelos culturais norte-americanos e europeus deveria ser formalmente apresentada e questionada. Por que migrar para o sul? Há centenas (Tá bom! Dezenas ...) de espécies que migram para o Norte! Por que a história tem que ser contada como se no Hemisfério Norte nós vivessemos? Nunca tinha pensado nisso! Puro colonialismo!
Acima e além, divaguei sobre o drama psicológico, o momento em que a decisão é sedimentada, a angústia da escolha, a manifestação de inconformismo e revolta - tipo: Por que fazer o que todos os outros fazem? Só essa linha de abordagem, se fosse escrita, consumiria as fibras de um eucalipto inteiro. Seria fácil transformar esse passarinho em um herói!
Pensei também na dimensão mística e que poderia ter a recusa. E, é claro, pensei muito pouco na idiotice que é isso tudo. Fazer o que? Meu trabalho preenche apenas um pedaço do meu cérebro! Cérebro de mais? Não, apenas muito espaço vazio!
(Resumo das viagens internéticas de hoje: uma declaração de amor as biólogo que esudam aves!Achei lindo. Fiquei encantada com os mapas de migração. Os mais bonitos são literalmente impublicáveis de tão grandes. Fica o link para voltar a ver um deles : http://www.dodpif.org/downloads/DOD_Map_2006.jpg )

Nenhum comentário:

Postar um comentário