quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Balanço de fim de ano: que-que os filhos aprenderam na escola?


Da parte que me cabe, respondo fácil: DESOBEDIÊNCIA CIVIL! Sem ter muita noção de quem foi Gandhi (Ouviram falar... O nome é conhecido e relacionado com a India - Menos mal podiam ter lembrado só da Bahia!) Sem jamais terem sido apresentados a Henry Thoreau, os alunos da sétima série demonstraram grandes conhecimentos e habilidades sobre a práatica da resistência pacífica, sobre o direito a dizer não e tudo o mais que o termo carrega. Como uma escola pode desenvolver essa vertente de cidadania? Resposta simples: tendo professores mal preparados! Não que sejam ignaros, eles dominam bem os conteúdos das suas áreas. Não estão preparados para conflito de ideias. O que salvou a todos foi o final das aulas. Tivesse um ou dois meses a mais, a situação seria insustentável. Há duas semanas do encerramento das atividades, a turma se recusou a descer para a quadra de esporte e fazer "exercícios teatrais". A professora, diplomada em artes cênicas, produtora/diretora de grupo de teatro, em vez de "dar uma volta" na base do argumento (Afinal, eles só estão na sétima série!), resolve perguntar "O-que-que-vocês-estão-pensando-quem-vocês-acham-que-são?"
Total falta de juízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário