sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ser original como objetivo de vida?

Valorizar o artesanato como manifestação cultural das mais básicas? Sim. O que - e de que modo - fazemos as várias coisas que nos cercam, nos define sob vários aspectos.
Eu me preocupo em saber de onde vem a minha roupa! Eu quero saber de onde veio a minha louça! O lençol da cama em que durmo foi produzido aqui, com algodão plantado por esses sertões.
Os produtos baratos que atravessam o oceano e chegam por pouco mais de nada aqui, onde e como foram produzidos?
O caso é que essas questões não tem vínculo com o apelo de usar algo artesanal para ser diferente. A massificação na produção de qualquer coisa é necessariamente um problema? Acho que não. Não me importa que a camiseta que eu uso tenha sido produzida com outras centenas de  milhares de peças iguais. Não é uma peça "diferenciada" que torna uma pessoa única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário