terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É por isso (e por outras) que amo a internet!


O céu estava lindo e assustador. Nuvens imensas, em variados tons de cinza. Uma festa para os olhos e uma preocupação constante. Interrompemos a viagem. Só chegaremos em casa hoje. Foi o mais acertado. A janta foi um pizza incrível (Depois de tanto peixe e camarão, de volta ao bom pão!), a noite foi tranquilíssima (Apesar do aguaceiro que desabou!) e o wireless do hotel é uma maravilha. (Eu acordei superlativa, over em entusiasmo e na escolha de adjetivos!). Esperando os dois que ainda dormem, fui pesquisar nuvens. Queria encontrar pinturas do século XVII (pintores de nuvens) e achei uma sociedade de amantes de nuvens! Que coisa liiiiiiiinda! Minha paixão é compartilhada de modo muito profissional!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fechando as malas!



É hora de voltar! Ninguém fala (somos uma família comprometida com o “clima”), mas sabemos: estamos cheios de saudade! Última caminhada (com chuvisco, de novo!), almoço e estrada!

Tentando entender (Mas é difícil!)

Li vários blogs de personal-organizers e fica evidente que o custo do serviço não é exorbitante (se não considerarmos o que vai ser feito). E obviamente, as clientes são, no máximo, classe média (tipo médica, dentista, gerente de banco; todas com um ou dois filhos e com pelo menos uma pessoa no serviço da casa). Não tem milionária, não! Tem, sim, muita fantasia. O depoimento de uma usuária (já estou tratando isso como dependência em relação à droga), que também mantem um blog, revela algumas coisas interessantes. Ao preparar a mudança para a casa nova, ela entra em contato com a personal organizer e, a partir desse momento, os armários da casa passam a ter tratamento especial e transcendem suas funções. Tão sonhada foi essa casa, que nada pode dar errado. Para essa pessoa, a organização dentro das portas é também um passaporte para uma vida nova (e melhor). Tipo passar a régua, encerrar a conta. Terminado o estresse da construção, vida nova e organizada! Passaporte para a felicidade através de cestas e caixas, pelas quais ela não será responsável! Como se garantia houvesse!

Testando ...

Assinale a afirmativa correta:

a) Você só pode ser feliz em uma casa muito bem arrumada.
b) Se os seus armários estão bem, a sua vida também.
c) Você é a rainha do lar.
d) A mão que balança o berço, governa o mundo.
e) Se você não sabe quem realmente é, alguém pode te ajudar.

Há quem acredite nisso? Há quem assinale alguma dessas afirmativas? Se fosse questão de concurso, era só pedir anulação!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Assim é fácil!


Essa história de antes e depois sempre cheira a propaganda enganosa! É fácil dar um aspecto organizado para uma geladeira que tem pouca coisa dentro. Era organizadíssima a minha geladeira no tempo de estudante. Era um cÔco - só tinha água dentro! Quero ver dar uma aparência de organização para uma geladeira que deve servir à quatro pessoas. Queria ver isso principalmente depois que a família chega do mercado e tem que guardar tudo, tudo mesmo ...
(Fiquei revoltada!!! Para me deixar mais irritada, só se o conselho da personal organizer fosse: tenha outra geladeira ou só compre o que vai usar nas próximas 12 horas!)

Tentando voltar ao foco

Embora seja muito divertido o submundo da moda, sou racional e minhas necessidades são outras. Amanhã é dia de arrumar as malas e pegar o caminho de casa. Abandonei os blogs de stylists! Fossem profissionais vendendo serviço, fossem amadoras entusiasmadas, deu para rir bastante. Minha filha amou a brincadeira. (Minha cobrinha criada!) Agora comecei a xeretear novamente no mundo do lar. E onde entro? Numa seqüência de blogs de personal-organizers! Foi um atrás do outro ... Algumas idéias foram aproveitáveis, mas quer saber? A implicância com a atividade, não só continua como aumentou. Contratar alguém para arrumar os meus armários? Como assim? Juro, não entendi! Separar as minhas meias furadas? Decidir se joga fora ou não a cueca frouxa do meu marido? Ah! Tá! Quem solicita esse serviço não tem esses itens. Óbvio! Não deve ser para isso que se paga alguém! Conclusão: minhas necessidades são outras!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Acredito. Tem gente que precisa muito. (II)

Se fosse a Madona? Vai-lá-que-fosse! Até entendo! A mulher deve ter mais o que fazer! Se fosse a Michele Obama? Tudo-bem! Imagino que para ela ir às compras deve ser complicado! Mas vamos combinar que não é esse o público alvo do serviço de personal shopper tupi. Quanta mulher lesa existe? Quantas são incapazes de tomar decisões óbvias? Não sei. Mas essa fatia de mercado é disputada em blogs que prometem coisas incríveis! É praticamente serviço de "personal micracler". Porque se uma mulher já tem idade suficiente para gastar dinheiro (o próprio ou o alheio) e não sabe como fazer isso... Essa mulher tem "poblema"! Se alguém com mais de treze anos é cliente potencial por "não ter descoberto seu estilo" ou não saber o que comprar ou combinar as coisas que já tem... Essa criatura tem "poblema"! Precisa mais do que personal shopper e personal stylist. Há de precisar também de personal dresser.
(Imagino o iníco da jornada de trabalho: Não. Não, querida! A calcinha tem que ser primeiro. Depois você põe a outra calça! Essa aqui, ó. Ela é maior e ...)

Acredito. Tem gente que precisa muito!

Lá nas grotas onde moro, só na década de 90 apareceram os primeiros "personal". Toda e qualquer pessoa bem nascida tinha um profissional de educação física que frequentava a casa, no mínimo uma vez por semana, para supervisionar exercícios de alongamento, praticar ioga, acompanhar caminhada, jogar pig-pong ou pedra-papel-tesoura. Depois a moda passou. Passou não, mudou! Veio uma onda de “personal chef”. Pelo menos duas empresas de culinária tinham cozinheiras que, sob supervisão de culinaristas-nutricionistas-nutrólogas-cartomantes-manicures, iam na residência da criatura fazer comida para congelar. (Uma das firmas fazia propaganda de que eram "Chefs” com curso no Rio de Janeiro! Mais provinciano impossível!). Só agora me surpreendo com a amplitude da piada do Casseta&Planeta com os produtos Personal Tabajara ...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tô Bunita?




O desconforto na mão direita continua. Agora só uso a esquerda para navegar. Que idiotice! Zuma! Seguindo o mau humor que baixou e confirmando o antigo ditado - Mãos desocupadas oficinas do demômio. - minha atenção migrou do lar para a moda. Eita! Tem zilhões de blogs sobre o tema! Acho que 90% são de tias que se acham! A mulherada se joga, sem-medo-vergonha-ou-o-mínimo-juízo! Confesso que admiro (e reprovo) tanta exposição. Tem vivente que se dedica apenas a postar fotos do tipo com-que-roupa-eu-vou. Tem blogs que são apenas isso: Olha eu no meu vestido azul comprado na feirinha, com bolsa do camelô e sapato emprestado da Tita (Juro, essa é a referência!) É tudo muito trash! Mesmo as que tem mais verniz e destacam grifes apresentam produções muito irrelevantes! Deu uma vontade de fazer um recorta e cola ... Acabei quebrando uma norma particular: só faço, voluntariamente, uma besteira por dia! Como já me arrebentei no zuma ...

Uso e abuso do chique

Bermuda? Saia jeans secretária? Sem chance ...
Desconfio do espelho, da sanidade, da acuidade visual ou do nível de álcool no sangue quando alguém me diz que se enfiou numa bermuda “boyfriend”, junto com uma blusinha branca e ficou chique! Oi?? Pode ser tendência. Pode estar nas passarelas. Mas, saiu do placo, não adianta maquiagem, acessório; nenhum sapato ou bolsa torna isso elegante! A mesma maldição persegue a sainha secretária!

Como vou explicar isso?

Se não passar, que desculpa eu dou? Sim, porque contar a verdade vai ser constrangedor! Já imagino a cena:
- Quando a senhora começou a sentir essa dor?
- Depois de ficar mais de duas horas jogando Zuma.
- Hein??
É, vou parar. E sinceramente, o jogo nem é tão bom assim!Ainda bem que não há cassinos no Brasil. Eu seria, mesmo perdendo sempre, capaz de dilapidar o patrimônio da família!

Meu sangue indígena falando bem alto ...

Visitei vários blogs suecos. (Obviamente não foi para ler!). Quase-tudo-branco, pátina sobre pátina! Não digo que é feio. Não. É bonito. Mas... Meu sangue latino, a Iracema que há em mim, clama por COR!!! Cadê o vermelho, o amarelo gema de ovo? Deu vontade de picelar rosa mexicano, em um canto ou outro!

De galho em galho, sem compromisso ...

Comecei (pelo menos em tese) a pensar na volta para casa. Retomo de onde parei. As minhas pesquisas sobre armários e gavetas (de preferência muito bem arrumados e bonitos) reiniciaram. Passei o dia pulando de um blog para outro e vi cada coisa! Mas não aproveitei muito. Acho que estou manifestando um tipo não descrito de deficit de atenção. Só consigo me fixar nos dois livros que estou lendo e em blogs com figurinhas! Qualquer tela que tiver texto com mais de 15 linhas, tchau! Se as imagens forem muito interessantes marco para ver depois. Porque, agora, é só passeio, nada sério mesmo. Nesse eu achei fotos que me lembraram a casa da minha avó! O primeiro pires à direita, na segunda linha de cima para baixo a minha vó tinha um jogo igual!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Eu queria...




(PaperInBloom's photostream)
Isso eu sempre quis! Fazer brotar desenhos, figuras fáceis, delicadas... Meus desenhos, os poucos que vez ou outra tenho que fazer, são sofridos. Saem somente depois de muitos riscos e rabiscos. Nada é limpo ou suave, tem o peso do suor. Por isso, mais do que respeito, admiro. Fiquei um tempo olhando os trabalhos de http://carlyrobertson.typepad.com/paper-in-bloom. Esse entrou para a milha seleta lista de “passar de vez em quando”.

Sou eu (quase ...)

Amei essa figura ... Amei todas (Tá bom, sem tanto exagero: quase todas!) as imagens do http://www.osilenciodoslivros.blogspot.com/ . Encontrei muita coisa conhecida e outras novas (para mim), deu até vontade de colaborar... Essa é de Gérard DuBois (http://www.gdubois.com/) define meu estado atual. Pela primeira vez, as férias realmente foram descanso, tranqüilidade, alienamento. Nada de andar correndo de um lado para outro, com aquela vontade de conhecer tudo e mais um pouco. (O ano passado a gente teve que descansar das férias. Fernando de Noronha é estonteante e não foi possível ficar parado.) Aqui, as praias são bonitas, estamos de carro o que facilita bastante e, principalmente, já conhecemos todas de outros carnavais. Deu para ler, ler, ler ...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aqui não tem carnaval! (Quase...)


Quando marcamos as férias não percebemos que estaríamos fora no carnaval. Para mim é como religião: não pratico, não acredito, mas respeito! Até vejo os melhores momentos de desfiles. Meu marido não tem tolerância! Fica pdc quando toca o “vassourinha”! Que capacidade de irritar a criatura esse frevinho tem! Pois nada podia ter dado mais certo! Aqui, nesses confins de hotel de praia, nem som de batucada se ouviu! Uma van levou os foliões para um “clube” montado na outra praia, atravessando dois morros! Sorte nossa! Quem ficou é porque não gosta mesmo! Para as crianças tem bailinho, das cinco até às sete, depois é janta e “festa de pijama”. Podem dormir todas no "cyber-café-altas-ondas", com internet liberada para jogos e sob supervisão dos recreacionistas! Assim, até aqueles que vieram com quatro moleques podem cair na gandaia com tranqüilidade! (Haja saúde para esses recreacionistas, festa de pijama em noite de carnaval!)

Sonhos numa tarde de verão

Caminhada à beira mar tem um efeito fenomenal! (Imagino que potencializado pela caldeirada de camarão do almoço). Dormi - do meio-dia até quase agora (numa escala de 0 a 10 para “consciência” devo estar em seis). Tive sonhos e sonhos. Vacas que eram alces (Nunca vi um ao vivo!) e que abanavam os rabos como cachorros; algodão doce dentro da bolsa para um lanche rápido e lava-pés (como os das piscinas do hotel) contra o vírus da gripe instalados na porta de cada sala de aula. Sim, eu já estava em aula no sonho. Não adianta, não sei lembrar, nem contar sonhos... Em que momento ou em que contexto entram as vacas-alces já esqueci... Esse é um dos motivos pelos quais sempre achei psicanálise uma grande idiotice. Continua nublado e às vezes há uma garoa fininha. Vou convidar meu povo para passear na praia outra vez!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estou ficando exigente

O paraíso pode ter muitas representações. Com certeza essa vai entrar para a minha lista. Se o paraíso for praia, além da cadeira para dormir, da sombra bem grande de guarda sol de sapê e de um ou dois atendentes (Para vez que outra perguntar “Deseja alguma coisa? Um suco? Sorvete? Drink?”), agora vou incluir uma estante gigante com milhares de livros! Amei! (Pena que é só uma instalação de um dia!)

Picos nevados

Ontem comecei a ver a abertura dos jogos de inverno. Um vídeo bem trabalhado, cenas lindas, as cidades que já foram sede dessa olimpíada, terminando em Vancouver e não sei de mais nada... Dormi! Não sei se sonhei com picos nevados, mas acordei com desejos de comer merengue. Uma das sobremesas mais queridas da minha infância: merengue em ponto de neve, batido com calda de açúcar e coberto com creme amarelo de gema e baunilha! Já consegui o prato e o garfo com a moça do bar da piscina. Agora vou comprar ovo e açúcar. Porque sem claras em neve hoje eu não fico!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O acaso vai nos proteger...

Dizem que crianças são protegidas pelos anjos. Acho que maridos também. Ou uma explicação menos mística: com a convivência alguns desenvolvem uma capacidade intuitiva de descobrir quando pode haver grande encrenca. Ou é pura sorte mesmo! Seja por interferência anjo da guarda ou do bom senso ou por pura sorte, antes de voltar para a sombra, (onde eu remoída pensamentos tão azedos que fariam o limão da caipiroska parecer cubo de açúcar) meu marido passou pelo quiosque e trouxe espetinho de camarão. Foi suficiente para mudar meu humor. E com uma "sincronicidade" impressionante (Ô palavrinha metida à besta essa! Coisa de gente que se acha! Lembrei da fulana que em tudo ve sincronismos!), quando o lanchinho já estava acabando, vem minha filha com o atendente carregando um banana split gigante, tamanho família mesmo! Comi, dormi e a raiva passou! (Na verdade o tema "pia que vaza" está guardado, pronto para ser desenvolvido na primeira má hora. Tipo: Provoca para ver!)

Pia vazando+caipiroska+tpm=marido em perigo

Estou preparando a volta. Fantástico como o cérebro tem a sua própria programação - como se nem fosse meu! Sim, porque de modo consciente até acabar a folia estou em férias, fora de casa e-não-quero-nem-saber! Só que hoje acordei pensando em consertar a pia. Do nada, enquanto me espreguiçava na quela cama enorme (Ah! uma kingsize, meu sonho de consumo inatingível ... Pelo menos até o dia em que convencer o meu consorte a derrubar a parede do quarto ...) Pois é, retomando o assunto (Será efeito da caipiroska? Que que tava escrevendo mesmo? ) Sim. Lembrei do vazamento da pia enquanto esticava os pés e fiquei, entre a continuação do sono e a realidade, considerando qual opção seria melhor:
a) trocar o cano (junta e curva)
b) usar durepox
c) tentar cola de silicone
d) trocar de marido. Porque desde agosto essa pia pinga dentro do armário. Há um pote imexível que guarda cada pinguinho dela; está colado com fita adesiva. Céus haverá outra criatura no mundo que tenha pote colado em baixo do cano da pia?
(Amanheci trágica, pura tmp! E agora a autopiedade está dando lugar à raiva. Quando esse-com-quem-durmo-há-20-anos voltar da água, sou capaz de arrancar o braço da cadeira e atacar aos gritos de "Por que não consertou o vazamento da pia? Por que? Por que?)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estratégias para ter um pouco de sossego

Quem puxou a conversa foi uma jovem simpática, toda alegrinha com o primeiro filho a caminho e cheia de vontade de acumular informações. Do tipo que ouve tudo de todos e sem muito critério tenta aplicar o que for possível. As outras duas logo se aproximaram, olhos brilhando pela chance de interagir. Já tinham filhos (entre 2 e 4 anos). Até que me esforcei um pouco, mas participar de rodinha de conversa com estranhas em piscina de hotel é dose. Comecei com “pois é-é mesmo”, depois fui para os "hum-humns" e fui ficando quieta. Fechei os olhos e fingi dormir. Uns minutos depois “acordei” pedi desculpas e “fui dormir no quarto”. Só volto para lá quando o esse povo tiver ido para a praia. Como saber? Fácil! Agora que são grandes-amigas-desde-hoje, vão sair em bando, numa algazarra digna de um bando de caturritas! A piscina do bar não é mais segura ...

Testando os limites da paciência

Telefonei para minha mãe e fique com medo. Porque paciência, por maior que seja, um dia acaba. Não acreditei quando ela contou como e o quanto alugou a nutricionista - durante o sábado e o domingo. Só para poder começar a dieta exatamente no dia primeiro de fevereiro – nem antes, nem depois, necessariamente no café da manhã de segunda-feira! A dificuldade foi o fato dessa desafortunada nutricionista estar sem cozinheira e também sem estoque de pratos congelados. Fiquei me perguntando de onde saíram os potes de comida que a minha mãe recebeu no final da tarde de domingo. Mais ainda, fiquei curiosa para saber o que eles contem. (Porque pelo relato que eu ouvi, e conhecendo minha mãe, a nutricionista é bem capaz de ter feito sopa de bolinha de cinamomo! )

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os poderes da cenoura

Essa eu ouvi na piscina (enquanto fazia que dormia para evitar participar da conversa): "dessa vez eu vou comer muita cenoura..." (Pausa para dar uns gritos com o filhote que está tentando colocar pedrinhas dentro da piscina.) "João Henrique é branco demais!" (Pausa para puxar o Pedro Henrique para a parte coberta da piscina.) "Não, porque é verdade! Se a gente come bastante cenoura na gravidez, eles nascem com mais melanina." A anta-grávida sabe que é a melanina que da cor à pele, mas não tem noção de que depende de herança? Como assim? Ela é ruiva, o marido é neto de alemães, o Pedro Henrique é cor de papel branqueado e o outro filho vai ser mais escuro? Como assim? Será que o maridão vai acreditar nessa história de cenoura se nascer um mulatinho?
A ignorância da humanidade assusta. Assusta mais nesse caso porque ela é dentista. Isso mesmo! É uma profissional da área da saúde e acha que caroteno será transformado em capacidade de produzir melanina.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Não tenho nada para fazer

Resolvi caçar a lenda da banana com fio venenoso. Achei coisa mais inútil ainda. Tem sites inteiros dedicados à banana. Tem até uns desocupados que propuseram uma igreja para a banana. É bonitinho e divertido. Só não fez muito sucesso. (Nem imagino porque!). Se gostasse de pão de banana, acho que poderia fazer um por dia durante uns dois meses sem repetir receita! Nunca imaginei que exisitia tanta receita com banana. Eu ainda fico com a fruta em seu estado natural. É suficiente.

Desde quando banana tem veneno?


Há coisas inimagináveis no mundo real e virtual. Tenho o palpite que vivendo aqui meu ócio poderia ser eterno, sem que tédio viesse me atingir. É uma ideia perigosa, eu sei. Em seis dias essa farra acaba e voltamos para casa (e para o trabalho). Enquanto isso, fico olhando a humanidade ao redor e tem cada coisa mais incomum que a outra. Hoje, no café da manhã, uma cena insólita foi protagonizada por um casal recém-chegado. Ele começa a comer uma banana, do modo mais tradicional possível. Ela tem um chilique! Só faltou dar um grito! Pegou rapidamente a banana, terminou de descascar e colocou no prato. Pensei: Nossa que tia estressada! Só porque ele não ia usar os talheres! Não acertei. Não se tratava de preservar bons modos à mesa. A mulher partiu a banana ao meio e caprichosamente retirou toda a parte central . Aquela parte mais escurinha, resquício da região onde se desenvolveriam as sementes (caso as variedades de bananas comerciais tivessem sementes). Tirou também todos os fiozinhos que ficam na parte externa. Fez a mesma coisa com outras duas bananas. Lembramos de um documentário sobre sushimen japoneses que usam um peixe venenoso. A tia leva jeito com faca, mas que lenda sobre semente de banana contaram para ela eu não imagino. Ela realmente tratava a parte central da banana como uma grande ameça!